STEAM Girls em Tubarão: um convite para o futuro

STEAM Girls – programa da Fundação ArcelorMittal que se dedica a despertar em meninas e jovens o interesse profissional em carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – desembarca pela primeira vez na unidade de Tubarão, que fica localizada no Espírito Santo. As 100 participantes, com idade entre 14 e 29 anos, ouviram sobre oportunidades e perspectivas de mercado nas áreas STEAM.   

A gerente de área de Gestão Ambiental, Gabriela Escobar, foi uma das mulheres que partilhou sua experiência durante o encontro. “Poder participar do STEAM Girls e falar um pouco da minha trajetória, de como a ciência e a tecnologia me encantaram, é contribuir com uma mudança que nós queremos ver no mundo, mas também dentro da ArcelorMittal. Quando falamos desse tema para jovens mulheres, mostramos que elas podem fazer parte dessa transformação, sendo os futuros grandes exemplos nessas áreas”, afirma.  

Segundo pesquisa divulgada pela UNESCO em 2019, apenas 29% das pessoas que atuam nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no mundo são mulheres. E somente 3% dos prêmios Nobel de Ciências foram concedidos a elas.  

Esses dados evidenciam como as escolhas das meninas não estão se conectando aos mercados mais promissores e às perspectivas de emprego que podem ter pela frente. O STEAM Girls tem como maior propósito contribuir para mudar essa realidade.  
 
“Na ArcelorMittal, acreditamos na importância de promover a diversidade, equidade e inclusão em todos os níveis da empresa. Ampliar a presença feminina na indústria é um compromisso que reforça nossa estratégia de inovação e desenvolvimento sustentável”, ressalta Carla Brunoro, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da unidade de Tubarão.