O Cidadãos do Amanhã foi criado em 1999, pela Fundação ArcelorMittal, para beneficiar crianças e adolescentes dos municípios onde o Grupo ArcelorMittal atua. O programa tem como objetivo fortalecer as políticas de atendimento a crianças em situação de risco pessoal e social conduzidas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Anualmente, as empresas do Grupo, em parceria com a Fundação, estimulam a adesão de empregados(as), familiares, clientes, fornecedores e comunidade ao programa, sensibilizando-os a destinar parte do Imposto de Renda aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, ou a fazerem uma doação. As contribuições podem ser de qualquer valor, a partir de R$ 25,00. A iniciativa tem amparo na legislação vigente do imposto de renda, e é, portanto, uma forma de contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes utilizando um percentual do seu imposto de renda devido. Isso significa custo zero para o doador.
Contribuindo para um mundo melhor e com mais oportunidades para diversas crianças e adolescentes que vivem em risco social no Brasil, o Cidadãos do Amanhã está alinhado ao propósito da Fundação ArcelorMittal, de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e atuantes na nossa sociedade.
Início: 1999
Público: Crianças e adolescentes atendidos por instituições cadastradas nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e por projetos esportivos apoiados pelo Ministério do Esporte
Parceiros: Prefeituras, Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e Ministério do Esporte