Projeto Grafitti deixa João Monlevade mais colorida!

Muros e salas de música da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (EMIP), em João Monlevade (MG), ganharam formas e cores pelas mãos de alunos(as) e artistas de rua locais. A intervenção é resultado de um curso de graffiti oferecido a 60 estudantes, de 10 a 14 anos, durante a 16ª edição do Fábrica de Graffiti, que aconteceu entre os dias 12 de agosto e 4 de setembro, e que busca humanizar áreas industriais e públicas, por meio da arte de rua e formação de novos talentos.    

Além de patrocinar a iniciativa também trabalhamos em parceria com a equipe do projeto no planejamento das ações nas cidades onde atuamos. Somente em Monlevade, essa foi a terceira vez e teve novidade: a capacitação oferecida aos jovens foi estendida de uma para quatro semanas – com aulas de 2ª a 4ª feira, conduzidas pelos arte-educadores da Fábrica de Graffiti Tina Soul e Leandro Hisne.  

Desde sua criação, o Fábrica de Graffiti tem duas frentes principais de atuação: a produção artística e promoção da arte-educação nas comunidades. Porém, a ampliação do curso de graffiti colocou o aspecto educacional no centro do programa, mudança fundamental para alcançar os objetivos desta edição – aumentar a frequência e diminuir a evasão dos(as) estudantes.   

Essa é a avaliação da produtora Executiva do projeto, Paula Lage, que considerou o teste do novo formato um sucesso. “Tivemos muito mais proximidade de alunos(as) com arte-educadores(as). Todos(as) se engajaram muito, o que possibilitou a união de diferentes tribos da escola, promovendo o senso de coletivo, o trabalho em equipe”, ressalta.   

 

Saiba mais  

Desde 2019, atuamos junto com o Projeto Graffiti no planejamento estratégico das edições promovidas nas cidades onde atuamos. As atividades se concentram na produção de grafites em grande escala e exposições de artes, além dos cursos em escola pública selecionada pela empresa, sempre em sintonia com as demandas locais.